Startup promete facilitar cidadania estrangeira para brasileiros com uso de tecnologia

Cidadania4u conta com uma plataforma e aplicativo para tornar o processo mais transparente aos brasileiros que buscam cidadania italiana e portuguesa

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Por Mirella Joels
Atualização:

Os irmãos Rafael, 39 anos, e Rodrigo Gianesini, 34 anos, aguardaram uma década para ter a cidadania italiana reconhecida, fato que causou desconforto, mas abriu as portas para uma ideia de negócio: apostar na tecnologia para dar mais transparência ao processo de quem tem direito à dupla cidadania.

Eles criaram a startup Cidadania4u com a intenção de reduzir burocracias presenciais, oferecer transparência ao cliente – que consegue acompanhar em tempo real o andamento do processo –, além de centralizar algumas etapas do processo de reconhecimento de cidadanias como portuguesa, italiana e espanhola.

Os irmãos Rodrigo e Rafael Gianesini são os idealizadores da startup Cidadania4u Foto: Augusto Felix

Ideia surgiu da dificuldade em ter cidadania

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“Não tinha transparência, eu senti muita ansiedade de saber se meu processo estava dando certo ou não”, relembra Rafael sobre o processo de conseguir a própria cidadania italiana. Assim, ele idealizou uma plataforma tecnológica em que as pessoas pudessem monitorar o andamento do processo e que tivesse suportes de especialistas da área judicial e documental.

Ambos os irmãos já tinham afinidade com a área da tecnologia. Rafael é programador com foco em desenvolvimento de sistemas bancários. Rodrigo tem experiência na área de infraestrutura da tecnologia. Habilidades que foram essenciais, mas não suficientes, para criar a Cidadania4u.

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“Tínhamos muito conhecimento de tecnologia e pouco de empreendedorismo. Não sabíamos nem anunciar vagas e contratar pessoas”, conta Rafael sobre os desafios do início da empreitada.

A empresa começou com 13 colaboradores e atualmente conta com uma equipe de 450 profissionais Foto: Augusto Felix

Feedback dos primeiros clientes ajudou a moldar o negócio

No início, os irmãos investiram R$ 400 mil na startup. A primeira versão da plataforma, com aplicativo para Android e iOS, foi lançada em 2019, um ano depois da idealização do projeto. “Cobramos um valor quase a preço de custo para que os clientes nos passassem um feedback sobre o nosso processo”, conta Rafael.

Com apenas três meses de funcionamento, a empresa cresceu. De 13 colaboradores, expandiu-se para 60 e aumentou o escritório em Brasília.

Em 2020, abriram escritórios em São Paulo e Minas Gerais, o que levou a um prejuízo temporário durante o período de lockdown. Foi somente em 2021 que a Cidadania4u atingiu o ponto de equilíbrio e faturou R$ 21 milhões.

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O valor médio para a cidadania portuguesa ou espanhola com a Cidadania4U, pode variar entre R$ 5.000 e R$ 9.000, a depender do nível de parentesco entre o requerente e o ancestral. Já para italiana a média de investimento para um requerente varia de R$ 11 mil a R$ 50 mil.

Atualmente a cidadania4u tem escritório também em Joinville, 450 colaboradores no total e teve faturamento de R$ 56 milhões em 2022.

Prazo para adquirir a cidadania não difere de outras assessorias

Embora a startup dê destaque para casos raros, em que o processo de cidadania italiana saiu em cerca de 6 meses, Rafael afirma que cada processo é individual, feito por via judicial italiana e tem como prazo médio 2 anos para o reconhecimento.

De acordo com a advogada Noemi Dias, 48 anos, da Assessoria Leardini, um processo por via judicial contra a fila do consulado tem o prazo de 730 dias para ser concluído, ou seja, demora cerca de 2 anos para conseguir a cidadania italiana. Por via administrativa, o processo pode ser mais rápido ainda, com prazo de 180 dias. Já por via consular, o processo pode demorar 10 anos ou mais. Os processos podem ser feito com advogados e demais assessorias jurídicas especializadas.

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Reputação na internet

No site Reclame Aqui, a empresa conta com 63 reclamações, todas respondidas, sendo sete delas de um mês atrás. Destas reclamações, seis foram marcadas como resolvidas. A reclamação sem solução foi de uma pessoa interessada em contratar os serviços, mas que desistiu no processo do atendimento por ter uma experiência que definiu como “atrapalhada”.

Ainda nas reclamações do site, consumidores se queixam sobre “muito investimento, pouco retorno”, dificuldades e falhas na comunicação com a empresa. Um deles questionou o atraso de sete meses de um processo iniciado em novembro de 2022. Ele afirma ter entrado em contato com o suporte da empresa mais de cinco vezes antes de fazer a reclamação no site. Cinco dias depois de expor a reclamação, ele alega que o problema foi resolvido.

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